quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Glossário


Link para DOWNLOAD

 

CAIMAN

“Onde vai caiman
caiman, caiman
onde vai caiman
vai para ilhá de maré
onde vai caiman”

 Caiman, Caimã ou Caimão é a denominação de um gênero de jacarés que habita as Américas Central e Sul. As espécies desse gênero são três, sendo elas: jacaretinga, jacaré-de-papo-amarelo e jacaré-do-pantanal. Em risco de extinção por serem muito caçados devido ao valor de seu couro. Hoje os jacarés são protegidos por leis e projetos de preservação.   



CAMUGERÊ

“Camugerê, Como vai, como tá?
Camugerê
Como vai vosmecê?
Camugerê
Eu vou bem de saúde
Camugerê”

Sobre a palavra Camugerê não temos uma informação precisa, diz-se referir a um antigo quilombo, onde buscavam liberdade e proteção. Sua localização não é precisa, mas nas cantigas de capoeira conta-se inclusive sobre uma batalha que lá foi travada. Ouve-se, também, em algumas canções “Congo de Erê” que pode ser de onde veio a variação Camugerê.



CHULA

A música na capoeira se diferencia em algumas categorias, cada uma para um determinado momento na roda. A ladainha abre a roda, momento onde só o mestre (ou quem estiver conduzindo) canta, a louvação é o momento de se reverenciar a ancestralidade e a espiritualidade junto ao coro e aos demais instrumentos da bateria. A chula e o corrido são músicas cantadas durante o jogo, sendo o corrido com versos menores e a chula com estrofes mais longas. 

 

Ex:     Certo dia “tava” na roda

          Um menino me chamou pra jogar

          Eu que sou desconfiado

          Comecei a reparar

          O que estava escrito na camisa

 

coro   Era um tal de Besouro  Mangangá




GUNGA

“Gunga é meu, gunga é meu
Gunga é meu, é meu, é meu
Gunga é meu, gunga é meu
Gunga é meu, foi meu pai que me deu”

 Os berimbaus podem ser identificados em gunga, médio e viola. O gunga é feito de uma cabaça maior e emite um som mais grave.  Quando escrita “ngunga” a palavra faz parte de uma língua dos povos de Angola que significa sino.



PARANAUÊ

“Paranauê
Paranauê Paraná
Paranauê
Paranauê Paraná”

 Conta-se que uma das palavras mais marcantes do léxico da capoeira, paranauê, se refere a um episódio histórico do Brasil. Os povos africanos aqui escravizados foram levados para combater na Guerra do Paraguai com a promessa de liberdade se ganhassem a guerra. A música faz uma referência ao rio Paraná, que fica na região onde foi travada a guerra. Na língua tupi, Paraná, é uma palavra usada para indicar similaridade ao mar, sendo o rio bastante volumoso, o oitavo maior do mundo em extensão e o segundo maior da América do Sul. 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário