Este trabalho se propõe a
investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem da
Capoeira Angola, dentro da linhagem dos mestres Pastinha, João Pequeno e Jogo
de Dentro, abordando os esforços formativos e as estratégias de ensino desses
mestres. O trabalho apresenta uma
breve contextualização histórica sobre a Capoeira Angola, o que facilita o
entendimento acerca de questões sociais e políticas que guardam relações
diretas com as transformações no processo de ensino-aprendizagem ao longo dos
tempos. Ao analisar a metodologia de ensino dos mestres, observou-se que as
mesmas apresentam semelhanças acrescidas de contribuições pessoais, o que lhes
confere autenticidade. Nota-se, também, uma transição na lógica de ensino, que
segue o caminho da oitiva para os treinamentos, sistematizados e no interior
das academias de Capoeira Angola. Transformações que refletem o caráter dinâmico
dessa tradição que, jogando com o tempo, se ressignifica a cada “volta ao
mundo”.
Telefone para contato: (34) 99691-3344
Nenhum comentário:
Postar um comentário