segunda-feira, 26 de julho de 2021

Glossário

 LINK PARA DOWNLOAD



  • Guaiamum  

"Iêêêê 
Olha lá siri de mangue  
Todo tempo não é um 
A maré de março, ô meu bem 
É maré de guaiamum
Entre grandes e pequenos 
Hoje não me escapa um 
Siri tá se vendo doido 
Nas presas do guaiamum 
 Camará!" 

 Guaiamum ou guaiamu é um caranguejo típico de regiões de mangue. No Brasil, geralmente, habita ao longo do Nordeste ao Sudeste. Guaiamum também era o nome de uma das maltas de capoeira do Rio de Janeiro no século XIX. Cantado na capoeira principalmente na ladainha de domínio público "olha lá siri de mangue". 

  • Cabeceiro  

 Quando é cantando na louvação o verso "Iê é cabeceiro" a palavra indica que o capoeirista em questão é bom em cabeçadas. A cabeçada assim como a rasteira, por exemplo, são golpes que demonstram habilidade de um capoeirista na roda.  

  •  Licuri

"Quem nunca viu venha ver
Licuri quebrar dendê" 

 A palmeira de licuri recebe vários outros nomes de acordo com a região onde nasce. Muito comum desde o norte de Minas Gerais até alguns estados do Nordeste. O verso referenciado na capoeira é também um verso de desafio pois licuri é um cocô menor que o cocô de dendê. 

 

  • Ginga  

Dentro da capoeira o uso principal da palavra ginga é para referenciar a um determinado movimento que o corpo faz, uma troca de peso de um lado para o outro do corpo, que por vezes lembra o balanço de uma onda. No livro “Capoeira Angola” escrito por Mestre Pastinha em 1988 há o seguinte trecho: “A palavra “ginga”, em Capoeira, significa uma perfeita coordenação de movimentos de corpo que o capoeirista executa com o objetivo de distrair a atenção do adversário para torná-lo vulnerável à aplicação de seus golpes. Os movimentos da ginga são suaves e de grande flexibilidade - confundem, facilmente, a quem não esteja familiarizado com a capoeira, tornando-o presa fácil de um agressor que conheça esta modalidade de luta. Na ginga se encontra a extraordinária malícia da Capoeira além de ser sua característica fundamental. A ginga da Capoeira tem, ainda, o grande mérito de desenvolver o equilíbrio do corpo, emprestando-lhe suavidade e graça próprias de um bailarino. (PASTINHA, 1964, P.16)2 

  •  Camboatá  

"Dona Maria do Camboatá
Ela chega na venda ela manda botá" 

 Palavra que nomeia uma árvore, também conhecida como gravatã. É ,também, o nome de um peixe, com a variante de tamoatá. 

 Camboatá é uma cidade do sul da Bahia de onde conta-se que seja a cidade natal da capoeirista "Maria do Camboatá", muito conhecida na época por toda Bahia por sua forte presença na capoeira. Até hoje é lembrada como uma das grandes mulheres do universo da capoeira.  

  • Dendê  

"esse jogo tem mandinga
tem azeite de dendê
esse jogo é de angola
joga aí que eu quero ver"

- Mestre Jogo de Dentro

Palmeira sagrada tanto no continente africano quanto no Brasil, em específico no estado da Bahia. Além dos usos domésticos do dendê, também é feito o azeite que se tornou um dos principais elementos de manifestações de matriz africana no Brasil, sendo usada para o preparo das comidas de santo. Na capoeira, quando canta-se sobre o dendê da roda, remete-se a ideia de colocar axé, energia no jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário