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Angola
“Angola, Guiné, eu não posso esquecer
Capoeira de Angola
É a razão do meu viver”
-Mestre Jogo de Dentro
Aruanda
“Tim, tim, tim Aruandê
Aruanda, Aruanda, Aruandê”
(Domínio público)
Palavra utilizada nas religiões afro-brasileiras para indicar a terra espiritual, morada dos orixás e/ou entidades de luz. Sua definição mais específica irá variar de acordo com cada religião e terreiro. Uma associação comum é feita com Luanda, em Angola. Muitas canções fazem menção à terra de Luanda, num sentido de desejo de retorno para a terra natal da qual varios negros foram retirados à força.
Baraúna
"Baraúna caiu, quanto mais eu
Quanto mais eu, quanto mais eu
Baraúna caiu, quanto mais eu
Quanto mais eu, colega velho
Baraúna caiu, quanto mais eu"
(Domínio Público)
Luanda
“Luanda, Benguela, Angola me chama
Capoeira de Angola
Só entende quem a ama...”
-Mestre Jogo de Dentro
Humaitá/ Maitá
"Sou eu Humaitá, sou eu Humaitá sou eu
Sou eu Humaitá sou eu, sou eu Humaitá sou eu..."
(Domínio Público)
A palavra Humaitá tem também o seu desdobramento Maitá, ambos encontrados nas cantigas de capoeira. 1- Humaitá era o nome de uma fortaleza estratégica, durante a Guerra do Paraguai, que quando conquistada pelos combatentes brasileiros, trouxe significativa vantagem aos mesmos. A Guerra do Paraguai contou com a participação de muitos escravizados que foram pela promessa de liberdade. 2- No campo espiritual, para algumas religiões afro-brasileiras, Humaitá se refere à morada de Ogum, o Senhor das Guerras e das Vitórias. 3- Humaitá, também, é uma raça de um touro bastante forte. A palavra, dessa forma, permite várias interpretações acerca das músicas quando cantadas.
Pelourinho
“Capoeira lá no Pelourinho
Eu também já joguei lá
Capoeira lá no Pelourinho
Eu também já joguei lá
Domingo e feriado
Todos os mestres estavam lá...”
-Mestre Boca Rica
Bairro de Salvador da região do Centro Histórico conhecido por sua importância sociocultural, sua paisagem é conhecida por conjuntos arquitetônicos do período colonial. O local é palco de várias manifestações culturais e fonte de inspiração artística para grandes nomes como Jorge Amado (por exemplo em Tenda dos Milagres) e Carybé. A palavra "Pelourinho", no entanto, é usada para designar colunas de pedras onde escravizados ou pessoas consideradas criminosas eram castigadas. Colunas como essas costumavam ser instaladas em lugares públicos.
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